A história do vestido de noiva branco

Publicado por helbabaroniads em

Estamos tão acostumadas a escolher o vestido de noiva na tradicional cor branca, que nunca nos perguntamos de onde vem essa tradição. Hoje vamos contar um pouco da história do vestido de noiva branco.

Historiadores divergem sobre quem teria sido a pioneira a casar-se de branco. Alguns dizem que foi a rainha da Escócia Mary Stuart, ela teria usado o branco em homenagem à família da sua mãe, que tinha o brasão branco.

Outros falam que foi a Maria de Médice da França, ela teria usado um vestido branco com decote quadrado que fugia dos padrões estéticos da época. Michelangelo imortalizou a pureza da noiva, associando sua inocência ao vestido branco, uma vez que Maria de Médice se casou aos anos.

Porém, o primeiro vestido de noiva branco famoso foi o da rainha Vitória da Inglaterra, no século XIX. Ela usou um modelo de renda feito a mão. Foi a primeira nobre a se casar por amor. Ela também lançou moda do véu e do buquê de flores brancas e miúdas.

Como os vestidos de noiva eram?

Há relatos que remontam desde as passagens da bíblia, dizendo que os vestidos de noiva eram diferentes, peças especiais. Na Idade Média as noivas usavam vermelho, a noiva romana usava até véu vermelho escuro.

Na Grécia também era comum usarem cores escuras e estampadas.

O fato é que depois da rainha Vitória, todas as rainhas da Inglaterra escolheram o branco como tradição para os vestidos de noiva.

Vestido da rainha Vitória em exposição

Cada uma casou-se com um modelo personalizado e feito sob medida para esse grande dia. A maioria das peças se encontra hoje em museus históricos do país.

O famoso vestido de Lady Di

Vestido de Kate Middleton

Gostou de nossas dicas? Vamos fazer o seu vestido de noiva sob medida? Afinal, você pode não ser rainha da Inglaterra, mas merece transformar o seu grande dia em um evento inesquecível.

 

 

 

Categorias: Noiva